Dica da Escaiola: documentários sobre patrimônio cultural

Listamos alguns documentários que falam sobre patrimônio histórico, arquitetura e cidade. Confira!

Brasília: Life After Design

O diretor de “Brasília: Life After Design”, documentário sobre a capital do Brasil, Bart Simpson ficou cerca de um ano e meio na cidade. Entre idas e vindas, pesquisou, produziu e filmou a paisagem urbana da cidade, seus habitantes, seus ruídos e espaços. O canadense tentou entender como funciona a dinâmica coletiva e pessoal de um dos lugares mais planejados do mundo. Saiba mais aqui: http://brasilialifeafterdesign.com/

Som dos Sinos

O projeto usa a tecnologia para manter a cultura viva. Foram visitadas nove cidades do estado de Minas Gerais, entre elas Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes, com o objetivo de difundir a cultura do toque dos sinos, reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Iphan, assim como a atividade de sineiro. O material pode ser acessado em www.somdossinos.com.br. A concepção é a direção é de Marcia Mansur e Marina Thomé.

Timon – Cidade de Flores

O documentário conta a história de Timon, município no interior do Maranhão, abordando as manifestações culturais e os saberes tradicionais do local. Foram realizadas entrevistas com personagens históricos e culturais da cidade. A obra tem direção do pesquisador e produtor cultural Jairo Araújo.

Unfinished Spaces

O filme de Alysa Nahmias e Benjamin Murray recebeu o Prêmio de Filme e Vídeo da Society of Architectural Historian’s (SAH), uma honraria concedida anualmente à “mais distinta obra em filme sobre a história do ambiente construído”. Lançado em 2011, o aclamado documentário revela o turbulento passado da Cuba de Fidel Castro, e conta a história de seu sonho utópico de construir a Escola Nacional de Arte Cubana. Saiba mais aqui:http://www.unfinishedspaces.com/

São Sebastião do Rio de Janeiro

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, fundada em 1565 entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, capital do Brasil por 196 anos, foi tema do documentário “São Sebastião do Rio de Janeiro, A Formação de uma Cidade”, de Juliana de Carvalho. O filme conta a história da formação dessa cidade, perseguindo seus vestígios arquitetônicos e reformas urbanas.

Fotos – divulgação

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top