Patrimônio em pauta: Villa Rotonda

Hoje vamos apresentar a edificação que inspirou o logo da Escaiola Arquitetura Rara! A Villa Rotonda é uma das obras mais famosas do arquiteto do renascentismo, Palladio (Andrea di Pietro della Gondola), e foi construída entre os anos de 1567 e 1570 em um morro localizado nos arredores da cidade de Vicenza, na Itália, a mando de um oficial do Vaticano chamado Almerico Paolo. A construção, mais tarde conhecida como apenas ‘La Rotonda’, seria um dos legados mais conhecidos de Palladio para o mundo da arquitetura.

O projeto é de um edifício completamente simétrico, com uma planta quadrada com quatro fachadas, cada uma com um pórtico em projeção. O todo está contido em um círculo imaginário que toca cada canto do edifício e os centros dos pórticos. O seu design reflete os valores humanistas da arquitetura renascentista. Para que cada cômodo tenha sol, o design foi girado 45 graus a partir de cada ponto cardinal da bússola. Cada um dos quatro pórticos possui frontões adornados por estátuas de divindades clássicas.

Uma de suas características mais marcantes é a cúpula, sendo uma versão do que podemos ver no Panteão, em Roma. É uma das primeiras vezes que se viu uma planta centralizada com cúpula na construção civil. Até então tinha sido usado apenas para edifícios religiosos, de modo que se tornou um modelo tão chocante que mais tarde foi copiado.

‘La Rotonda’ segue sendo uma fonte de inspiração para todos aqueles que trabalham com arquitetura e design mesmo quase quinhentos anos depois de sua concepção. 

Foto – reprodução

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top