Restauro do Convento São Boaventura em nova fase

O Convento São Boaventura, em Imigrante/RS, deve ganhar em breve um centro cultural aberto à comunidade, com espaços voltados para música, teatro e artes. Para isso, a Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil, mantenedora do convento, busca novos parceiros via Lei de Incentivo à Cultura para a execução das obras do projeto de restauro desenvolvido pela Escaiola. A ideia é contribuir para o fortalecimento da cultura na região e receber adequadamente os visitantes, que atualmente já se encantam com o prédio construído com pedras grês.

Segundo o Frei Marino Rhoden, o convento sempre teve ligação com a cultura, por isso a abertura para a comunidade vem no sentido de resgatar essa essência. “O convento é muito importante para nós, foi por muito tempo parte da educação dos freis franciscanos, onde aconteciam as aulas de filosofia. É um prédio que faz parte da história do estado e, para nós, conservá-lo é muito importante”, diz. 

No projeto de restauro do prédio, que data de 1940, estão previstas melhorias no desempenho acústico, com uso da madeira nos painéis das paredes, nos revestimentos dos forros e a preservação do assoalho existente. Também está inclusa a restauração de aberturas, revestimento de chão, revestimento de forro e melhorias nas alvenarias internas.

A ampliação dos parceiros vai ajudar na execução da obra de restauro completa. Pessoas jurídicas interessadas podem entrar em contato com os freis pelo email secretariaofmrs@gmail.com.

( Foto – prefeitura de Imigrante/RS )

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo