Capela Santo Antonio de Castro – 2018

Neste projeto, a Escaiola é a responsável pela produção cultural, pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico de restauração e também pela execução das obras, oferecendo uma solução completa em restauro do patrimônio cultural. A capela, construída em 1916, é tombada pelo município de Carlos Barbosa/RS.

O plano de uso prevê a instalação de equipamento de multiuso cultural, apto a receber exposições, mostras, danças, espetáculos sem palco, cursos e oficinas, reuniões e outros eventos culturais de pequeno porte, públicos ou privados. A gestão do espaço se dará pela Associação L’Amore Di Colonia, integrada por empreendedores locais de turismo rural. A capela é um dos atrativos do roteiro.

A edificação possui um importante acervo de afrescos, que se destacam pelos méritos artísticos e culturais, além da beleza e a simplicidade envolvidas em um espaço de muita fé adorado pelos moradores da comunidade, que tem como objetivo preservar esse importante patrimônio fundamental e tão significativo da colonização italiana e de sua religiosidade, deixado pelos seus descendentes.

Por seu grande caráter histórico e por estar localizada em uma das principais regiões turísticas do Rio Grande do Sul, a restauração da Capela de Santo Antônio de Castro será de fundamental importância para Carlos Barbosa e região, bem como à preservação e ao culto à memória da imigração italiana no Estado. 

Em 2020, desenvolvemos um documentário para apresentar a comunidade de Santo Antônio de Castro, com o objetivo de sensibilizar possíveis patrocinadores para realização das obras de restauração. Segue link para acesso: http://escaiola.arq.br/index.php/videos/

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top