Banco de Talentos – 2018

Projeto de intervenção no Banco Pelotense do Vale do Caí, em São Sebastião do Caí/RS. O projeto foi vencedor do edital FAC Memória e Patrimônio (2016), da Secretaria Estadual de Cultura.

A edificação, que data do ano de 1890, será restaurada e transformada em centro cultural, fomentando a arte e o desenvolvimento econômico, social e turístico da região. Além disso, o centro cultural, a ser denominado Banco de Talentos do Caí, será um centro de memória capaz de ampliar a noção de pertencimento e significância cultural da sociedade, especialmente da população ribeirinha do antigo cais do porto.

Com características da arquitetura eclética, o prédio abrigará a instalação de três equipamentos culturais: escola de artes; memorial do Banco Pelotense Vale do Caí; e um anexo “flutuante” para concertos e apresentações. O projeto de intervenção prevê salas para oficinas de música e artes, no subsolo; foyer de recepção e para eventos de pequeno porte, sanitários, auditório e camarins no pavimento térreo; sala de apoio administrativo e terraço jardim no pavimento superior. Um memorial será distribuído por todo o imóvel, por meio de painéis informativos ilustrados fixados nas paredes.

Quanto às características técnicas, o time de arquitetos da Escaiola optou pela restauração integral das fachadas além da reprodução de ornamentos que traduzem a riqueza da arquitetura eclética da época, em meio à simples e econômica arquitetura da imigração portuguesa/açoriana do entorno imediato.

Este projeto foi tema de artigo científico, selecionado para participação no Congresso Rehabend 2020 (8th Euro-American Congress Construction Pathology, Rehabilitation Technology and Heritage Management), dentro do eixo temático “Building Intervencion”, com o título “Projeto de Intervenção do Banco Pelotense do Vale do Caí”.

previous arrow
next arrow
Slider

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top