Convento Franciscano São Boaventura – 2014

A revitalização do Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante/RS, foi o primeiro projeto arquitetônico da Escaiola, realizado em 2013. A edificação, revestida de pedras grés, foi idealizada por freis franciscanos na década de 1940.  Com mais de três mil metros quadrados, a iniciativa prevê a criação do Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura, transformando o prédio, tombado pelo patrimônio Histórico e Cultural do Município de Imigrante, numa instalação referência para a formação cultural. 

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul, o projeto foi alterado para se adequar à captação de recursos atingida. O Centro Cultural contará com uma Sala Multiuso, com cerca de 100m², trazendo melhorias no desempenho acústico, com uso da madeira nos painéis das paredes, nos revestimentos dos forros e a preservação do assoalho existente. Também está inclusa a restauração de aberturas, revestimento de chão, revestimento de forro e melhorias nas alvenarias internas.

Em parecer, o Conselho Estadual de Cultura elogiou o projeto afirmando que “a qualidade da solução arquitetônica aqui apresentada é um raro exemplo dentre os projetos encaminhados para análise no âmbito do Sistema Pró-Cultura RS.” O novo Centro Cultural, a ser operado em parceria pela instituição mantenedora, Instituto Cultural São Francisco de Assis, e a Prefeitura Municipal, pretende contribuir para que Imigrante se transforme em polo cultural e turístico, além de ser modelo de gestão compartilhada e fruição da cultura em pequenas cidades do interior. 

Este projeto foi tema de artigo científico, selecionado para participação no XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico – Bauru / SP  (2014), com o título ” Revitalização do Convento São Boaventura”.

previous arrow
next arrow
Slider

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top