O futuro nos espera!

É com imensa satisfação que a equipe da Escaiola Arquitetura Rara, aproveitando este momento propício à reflexão e novas atitudes, lança seu website corporativo. Com esta janela para o mundo, queremos compartilhar nossa visão sobre cultura e patrimônio, afim de fomentar a importância do tema para o desenvolvimento humano, social e territorial e, claro, mostrar um pouco do nosso trabalho neste nicho.

Desta maneira, é importante destacar que o contexto social que estamos vivenciando atualmente encontra similaridade com outros eventos históricos da humanidade. Isso nos desperta para o fato de que olhar o passado nos permite vislumbrar o futuro.

O britânico Winston Churchill, um dos maiores estadistas do século XX, uma vez proferiu a seguinte frase: “Quanto mais longe você conseguir olhar pra trás, mais longe você verá pra frente”. Com estas palavras ele nos demonstra que olhar o passado pode nos fornecer a sabedoria para vislumbrar caminhos e ir além. Olhar o passado, no mínimo, nos proporciona a perspectiva exata do quanto já trilhamos.

O resguardo do patrimônio edificado se encaixa perfeitamente neste conceito, de modo que este se torna uma janela do tempo, nos permitindo o vislumbre de outras eras e feitos! As edificações sempre foram expoentes da sabedoria, das técnicas e da habilidade de um povo, materializando os traços de uma cultura de forma a eternizá-la e, por isso, é tão relevante sua preservação.

Mas os feitos da humanidade são tão extraordinários que não se resumem somente ao que resta edificado. Tão importante quanto o patrimônio material é a própria prosperidade da humanidade que, contra todas as probabilidades, sempre enfrentou adversidades e resistiu. É importante olhar o passado e se dar conta do que já enfrentamos, das ameaças que nos assombraram e que quase varreram a humanidade da existência terrena. O surto de gripe espanhola em 1918 é apenas um dos exemplos mais significativos. Mas no final, fomos mais longe!

O momento atual é mais um destes desafios que colocam toda a humanidade a prova, exigindo outra vez a superação do que consideramos nossos limites. Olhar o passado nos mostra que somos capazes disso! Logo teremos curado as feridas abertas na batalha e sobrarão as cicatrizes para rememorar a luta, as perdas e a vitória. Em breve retomaremos a trilha, quiçá com novos aprendizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo