Patrimônio em pauta: 60 anos de Brasília

Hoje a cidade de Brasília completa 60 anos. O centro político do país mantém uma arquitetura plena e atual, porque foi pensada nos mínimos detalhes para entregar beleza e funcionalidade, carregando a marca de artistas da arquitetura, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Athos Bulcão. Tanto que, em 1987, Brasília entrou para o seleto grupo das cidades com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação.

Entre algumas obras marcantes da cidade planejada, estão a Rodoviária do Plano Piloto, local conhecido como o marco zero da cidade. Essa construção organizou a maneira da cidade ir e vir, uma vez que desde o seu início ela teve intenso tráfego de pessoas e veículos.

As obras mais conhecidas ficam no campo da política: o Palácio do Planalto e o Congresso, ambas edificações imponentes e que abrem espaço também para a abstração oriunda da arte moderna, uma das influências de seus criadores. Em 2007, o Congresso, mesmo ano em que seu criador Oscar Niemeyer completou 100 anos, ganhou o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Mais uma conquista patrimonial para manter eternizada a casa do povo brasileiro.

Foto – Pablo Uez/Escaiola

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top