Arquitetura, a primeira das setes artes

A Arquitetura é a primeira das sete artes clássicas. O conceito foi estabelecido em 1912 pelo pensador italiano Ricciotto Canuto, que propôs o “Manifesto das Sete Artes”. Arte milenar, a arquitetura, que alia utilidade e estética, já havia se estabelecido séculos antes como elemento fundamental para a formação da civilização. Consequentemente, o papel dos arquitetos também se faz elementar na história.

É significativa a importância dessa arte na formação da Grécia Antiga, por exemplo. O Partenon, projetado pelos arquitetos Calícrates e Ictinos e construído entre 447 e 432 a.C, foi de suma importância para a consolidação da democracia e sua estrutura é um dos destinos turísticos mais visitados no mundo até hoje. 

Enquanto expressão artística, a Arquitetura está sempre em movimento, em diálogo com a sociedade e com as demais artes. Ao longo dos séculos, ela se conectou com a escultura, música, dança, fotografia e outras formas de arte, em um jogo de inspiração mútua que ampliou os horizontes do pensamento humano.  

Foi pelas mãos dos arquitetos e arquitetas que a humanidade viu surgir museus, teatros, igrejas e outros tantos espaços culturais. Alguns foram preservados, outros tantos necessitaram ou ainda necessitam do trabalho dos arquitetos e arquitetas para sua manutenção, restauração, preservação. Espaços que fazem parte da vida cultural das sociedades, nos quais a criação artística se manifesta em toda sua potencialidade. Espaços que possibilitam o encontro de diferentes formas de arte, de saberes, de diferentes estilos e gerações.

A Escaiola Arquitetura Rara preparou um vídeo especial para homenagear esses profissionais que tanto contribuem para a cultura!

Violinista – Marcelo Bach Filho

Bailarina – Luanna Souza

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top