Escaiola desenvolverá projeto de restauro do Museu Histórico de Dois Irmãos

A Escaiola Arquitetura Rara foi a empresa escolhida para elaborar o projeto arquitetônico de restauro do Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos. A edificação, tombada como patrimônio do município, recebe visitantes e escolas gratuitamente para conhecer a história dos habitantes da cidade e região.

Atualmente, o prédio é um dos poucos exemplares remanescentes de Dois Irmãos construídos com a técnica enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. Conhecida como casa Kieling, a edificação foi provavelmente construída por um Weinmann de São Leopoldo, na primeira metade do século XIX. A casa abriga o Museu desde 1989, constituindo um espaço especializado na memória e na história da região. 

Na primeira etapa do trabalho, a equipe da Escaiola vai realizar o diagnóstico da edificação, avaliando como está a estrutura do prédio, com a presença do professor Pedro Bühler. Todos estes elementos servirão de base para a elaboração do projeto arquitetônico de restauro.

O projeto cultural foi aprovado para captação de recursos pelo Conselho Estadual de Cultura via sistema Pró-Cultura RS, com realização da  Associação Cultural Cantares de Dois Irmãos e produção cultural da empresa Simples Assim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top