Restauro do Convento São Boaventura vai criar teatro para a comunidade

Iniciaram no mês de setembro as obras de restauro do Convento São Boaventura, localizado em Imigrante-RS. Com projeto cultural e arquitetônico de autoria da Escaiola Arquitetura Rara, o restauro possibilitará melhorias necessárias para a preservação da edificação, tombada como patrimônio cultural do município.

Além da preservação do convento, o projeto também dará origem ao Teatro Boaventura. O centro cultural beneficiará a comunidade, que poderá utilizar o espaço para oficinas e apresentações artísticas e também para congressos e eventos corporativos. A iniciativa pretende contribuir para que Imigrante se transforme em polo cultural e turístico, além de ser modelo de gestão compartilhada e fruição da cultura em pequenas cidades do interior.

Esta ação faz parte do projeto ‘Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura’ tem a realização da Escaiola Arquitetura Rara e apoio do município de Imigrante. Patrocínio das empresas: Gota Limpa, Certel, Rota Indústria Gráfica, Metalúrgica Hassmann S.A. Financiamento #proculturars, Secretaria da Cultura do RS, Governo do Rio Grande do Sul.

Histórico

O Convento São Boaventura, que possui mais de três mil metros quadrados e é edificado em pedras grés, foi idealizado por freis franciscanos na década de 1940. Após o tombamento do convento em 2013, a convite do Instituto Cultural São Francisco de Assis, a Escaiola elaborou o projeto cultural e também o projeto arquitetônico de restauro.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul, o projeto foi alterado para se adequar a uma captação de recursos reduzida. Em parecer, o Conselho Estadual de Cultura elogiou o projeto afirmando que “a qualidade da solução arquitetônica aqui apresentada é um raro exemplo dentre os projetos encaminhados para análise no âmbito do Sistema Pró-Cultura RS.”

O projeto foi tema de artigo científico, selecionado para participação no XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico – Bauru / SP (2014), com o título ”Revitalização do Convento São Boaventura”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top