Ed. Patrimonial
Oficina de Maquetes - Estação Férrea Nova Vicenza






-
Local
Farroupilha - RS
-
Ano
2021
-
Área
...
-
Uso
Educação
-
Escritório
Escaiola Arquitetura Rara
-
Arquitetos
Cristiane Rauber e Juliana Betemps
Promover a educação patrimonial para crianças significa gerir um sentimento de pertencimento delas com o seu entorno, valorizando as histórias e incluindo-as como parte integrante do processo, ampliando assim, a qualidade de vida e a percepção de valores sobre si mesmas e sobre o espaço onde vivem. As ações incluem a produção de dois vídeos educativos: um para capacitação de professores da rede de ensino fundamental sobre preservação patrimonial e outro voltado aos alunos, narrando a história da Estação Férrea. Com base nisso, construiu-se uma OFICINA PILOTO com uma turma de 4º ano de ensino fundamental para realizar a prática experimental de confecção de maquete do largo da estação férrea.
O Projeto Educação Patrimonial do Complexo Estação Férrea Nova Vicenza é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Farroupilha em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural local. Integrado ao Roteiro Histórias e Memórias, criado pela Secretaria de Turismo, o projeto resgata a história do Desvio Blauth, a primeira Estação de Veraneio do Rio Grande do Sul nos anos 1930, e promove a restauração da Estação Férrea Nova Vicenza como um novo ponto de visitação no centro da cidade.
O projeto é liderado pela Escaiola Arquitetura Rara, especializada em restauração arquitetônica, em parceria com a Arquitocos Arquitetura para Crianças, que traz expertise em metodologia infantil. A iniciativa busca despertar nas crianças e professores o sentimento de pertencimento e valorização do espaço onde vivem, ampliando a consciência histórica e cultural.
Link: https://youtu.be/rNADx0SmfE0?si=LpqfcDnHesfkMcTx